Adicção

A psicanálise vem sendo convocada a investigar o significativo incremento de quadros clínicos que apresentam uma problemática marcada por atuações e passagens ao ato que convocam principalmente a utilização do corpo em detrimento da representação psíquica e da simbolização, bem como um predominante esvaziamento de sua interioridade e de seu discurso.
Os chamados “casos difíceis” ou “limites” apresentam diversas configurações: somatizações e adicções são exemplos de quadros que envolvem uma dimensão compulsiva e disruptiva.
A questão do incremento dessas formas de sofrimento nos incita a refletir na relação entre e a exacerbação dessas “novas” patologias e o contexto contemporâneo. Afinal, a psicanálise considera a constituição da subjetividade em seu entrelaçamento com a cultura e indissocia o sujeito humano das influências e exigências que a cultura lhe faz.
Determinados elementos da atualidade vêm se destacando neste contexto como a cultura do narcisismo, a difusão do individualismo, a valorização da imagem, do externo – característica da sociedade do espetáculo -, uma cultura do consumo marcada pela efemeridade dos objetos, do hedonismo. De alguma maneira, poderia estes elementos ensejar a transformação do próprio sujeito e de suas relações em objeto?
Levando em conta esta contextualização e os novos parâmetros estabelecidos pelo contemporâneo, a autora se dedica a um estudo intrapsíquico dessas questões, privilegiando uma análise sobre as adicções, de como um modo de relacionamento compulsivo com um determinado objeto que assume lugar de prevalência na vida do sujeito. Qual o estatuto que este modo de relacionamento escravizante – addictu – assume para o sujeito?
Trata-se aí de uma relação sujeito/objeto comprometida, de difícil de manejo, onde a dificuldade é centrada, principalmente, na delimitação e sustentação dos limites entre o sujeito e o objeto. Através o estudo da adicção e dos modos compulsivos de relacionamento com os objetos, o livro nos insere no modo de funcionamento de uma relação marcada pelo traumático e convida o leitor a problematizar os impasses que esses casos trazem para a clínica, bem como a reinterrogar o manejo destas situações no setting.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

6 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago