Adverso

O livro de poemas Adverso de Juarez Poletto compõe-se de duas partes. A primeira traz ao leitor uma linguagem poética em que se mesclam a fala do poeta e a imagem ora vívida, ora difusa dos amigos e das amigas do poeta que sugeriram os motes para o poemas. Conhecendo esses companheiros de trabalho, verificamos que nos poemas que sugeriram, estão lá, vivem pelas palavras do poeta que soube, com maestria, profundidade e delicadeza captar essas figuras em suas complexidades de seres humanos, revelando-lhes os desejos, os prazeres, as sutilezas, o medo, a coragem. São poemas coletivos em que as vozes do poeta e dos amigos se entrelaçam sem um centro hegemônico. A linguagem flutua, dançando entre uma fala e outra, produzindo uma estranha polifonia, um discurso entre lá e o cá, entre o eu e outro, entre o lugar e o não lugar, construindo personagens que se constituem pela linguagem poética ora em consonância, ora em dissonância com o real. As palavras e o referente se articulam de modo concreto e volátil e o real que conhecíamos é deslocado visto que pensado e ressignificado pela poesia. Nas palavras de Mikhail Bakhtin podemos ver o real ora refletido, ora refratado nas palavras do poeta. Nossos amigos estão nos poemas, mas de um modo outro, talvez mais iluminados e esse é o sortilégio da poesia de Juarez Poletto. A segunda parte consiste em poemas esparsos em que verificamos o trabalho com a palavra, com a forma, dando vida, consistência à experiência. Aqui, várias vozes povoam os poemas, mas já com um centro organizador, enfatizando a voz autoral que emerge do sofrimento, da alegria, das reminiscências, do cotidiano das lutas do homem poeta frente à vida. O leitor de poesia, com certeza, vai encontrar em Adverso também a sua voz, mas estranhada pela articulação com a voz de Poletto, propiciando uma leitura outra de si mesmo.

Professora Doutora Angela Maria Rubel Fanini

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago