Decorridos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, a aliança militar entre Brasil-EUA ainda desperta indagações e controvérsias. Dentre essas cabe citar o programa do Lend Lease, pelo qual o Brasil se beneficiou de vantajosos financiamentos para aquisições de bens de interesse militar nos EUA. Também permanece obscura a forma pela qual foram criadas aqui unidades militares inteiramente novas, dedicadas a manusear tanques e gases venenosos; as pressões pela americanização total do Exército Brasileiro; o treinamento e assessoria da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Brasil e na Itália; as tentativas estadunidenses de se opor à desmobilização da FEB ao fim da guerra etc.
Este livro examina tais questões à luz de documentos até aqui inéditos, além de revelar fatos desconhecidos como as políticas não escritas para vedar acesso brasileiro a tecnologias militares estadunidenses, o domínio do mercado da aeronáutica civil brasileiro pelos EUA, o destino dos pacientes militares brasileiros internados em hospitais estadunidenses e o obscuro “Projeto Sul” de 1944, o qual previa a eventualidade de uma guerra contra a Argentina.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…