Este é um livro essencialmente prático, que busca apresentar aos professores, em dez lições, formas, sugestões e trajetórias para desenvolver a capacidade de investigação em seus alunos, começando na sala regular e se estendendo à sala de recursos; e almeja propiciar aos alunos com altas habilidades/superdotação um melhor entendimento do que se espera deles nesses contextos.
O manual se encontra embasado no Modelo de Enriquecimento Escolar de Joseph Renzulli, que foi adotado no Brasil pelo MEC em 2005, quando o Ministério da Educação implementou os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em todos os estados brasileiros. Desta forma, as dez lições aqui apresentadas ajudam o professor da sala de recursos a desenvolver passo a passo um caminho que perpassa pelos interesses individuais do estudante, suas áreas fortes e áreas de motivação, para chegar, então, ao delineamento de um p ojeto de investigação, pautado em necessidades reais do mundo atual. O estudante é levado a compreender o que significam projetos do tipo I (Atividades Exploratórias Gerais), do Tipo II (Atividades de Treinamento) e do Tipo III (Investigação de Problemas Reais).
O livro conta ainda com um CD com fotos, pôsteres e formulários de exercícios que auxiliarão o professor nessa tarefa inicial.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…