Amazônia

Amazônia – Passado, Presente e Futuro esclarece a importân­cia da Amazônia para o Brasil. Analisa a integração política as­simétrica e desigual dessa região ao projeto nacional brasileiro. Identifica e apresenta os processos de ruptura decorrentes da chegada dos colonizadores ao novo mundo, e constrói contra­pontos às suas cartografias sociais e econômicas impostas aos povos amazônicos. Reafirma a cultura sofisticada e complexa dos povos nativos dessa região.

Os autores mostram que os sucessivos governos brasileiros aban­donaram a Amazônia, tornando-a desprovida de políticas públi­cas acessíveis às suas populações. Insistem na importância de o Estado nacional explorar as riquezas dessa região em benefício de suas populações e do povo brasileiro. Apresentam uma análise histórica do desenvolvimento sustentável destacando as relações das sociedades com a natureza, por meio das inovações e da evolução das técnicas. Descrevem cenários críticos sobre a inser­ção da noção de sustentabilidade no quadro da mundialização e de formas de sua apreensão por meio dos conceitos de territorialidade e interculturalidade.

Fazem uma descrição conceitual sobre as utopias do século 21 e reafirmam a importância da sustentabilidade para um novo reordenamento econômico e político do regime capitalista, re­sultando na ressignificação dos conceitos de desenvolvimento econômico e de cidadania.

Este livro apresenta cenários de uma das regiões menos conhe­cida dos brasileiros e mais cobiçada no mundo.


Por que o Brasil não nacionaliza a Amazônia? Como os colonizadores europeus construíram uma cultura de subalternidade na Amazônia? Como usar a educação e a interculturalidade para construir o desenvolvimento sustentável compartilhado? Quais são os desafios à efetivação dos direitos socioambientais no século 21? Será a Amazônia sustentável? Essas são questões analisadas e esclarecidas neste livro instigante e inovador.

Este livro destina-se à sociedade em geral, aos estudantes, aos leitores e estudiosos sobre Amazônia, desenvolvimento sustentável, economia, ciências humanas, ciências da natureza, história, ecologia, ambientalismo e globalização. Os autores esclarecem questões importantes do nosso cotidiano, tais como: Qual é a relação do desenvolvimento sustentável conosco? Com a Amazônia? E com o mundo?

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago