Este livro tem por objetivo trazer algumas contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Infantil e de outros que atuem em áreas formais ou não de educação da infância. Entendemos que, ao pensar na formação de profissionais da educação, em especial os da primeira infância, estamos oferecendo espaços coletivos de reflexão e de diálogo, onde os leitores interessados possam, de forma conjunta, desfrutar das contribuições e conhecimentos produzidos ao longo da história da Psicologia do Desenvolvimento no Brasil e no mundo. Desejamos que as temáticas trazidas em cada capítulo possam colaborar tanto para a ressignificação de teorias ligadas à Psicologia e à Educação, quanto na análise reflexiva de práticas cotidianas realizadas em creches e pré-escolas.
Esta coletânea é resultado de debates e apresentações proferidos pelos autores, ao longo dos encontros do Grupo de Trabalho Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP, tendo sido organizado por Cesar A. Piccinini, Karla Seabra e Vera M. R. de Vasconcellos.
Como se trata de um livro do GT da ANPEPP, coube aos organizadores a tarefa de retratar a diversidade teórica e de experiências dos membros do grupo, mas também respeitar as diferenças conceituais fortemente aqui representadas. Assim sendo, cada autor é responsável pelas ideias contidas em seu capítulo, que não são necessariamente compartilhadas pelos organizadores. O livro apresenta uma rica diversidade de pontos de vista, o que oferece aos educadores a possibilidade de discernir como são concebidas e implementadas as investigações na Psicologia do Desenvolvimento voltada para a Educação Infantil e julgar o que cabe ou não à sua prática profissional. A revisão dos escritos, além de contar com a colaboração de pares do GT, passou pela leitura dos organizadores.
O livro acolhe o investimento acadêmico de diversos colegas de Universidades, distribuídos em diferentes pontos do território nacional e no exterior. Os capítulos revisitam pesquisas em subáreas distintas: cognição, etologia, psicanálise, social, neurociências, que compõem o quadro atual da Psicologia voltada para a Infância e a criança pequena em desenvolvimento.
Texto extraído e adaptado da apresentação contida nesta obra, de autoria dos organizadores Cesar A. Piccinini, Karla Seabra e Vera M. R. de Vasconcellos.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…