Brasil na América, O – A História das Relações Internacionais Brasileira Durante o Período de Transição entre o Império e a República

Biblioteca Juruá Diplomacia e Política Exterior - Coordenador: Argemiro Procópio

Número de ISBN 978853624738-0
Total de página 216
Ano de publicação 2014
Peso 268 Gramas
Em estoque
Autor Américo Alves de Lyra Junior
Price R$ 59.90

O presente livro trata de tema e período pouco estudado na historiografia brasileira. Investiga-se o período de transição entre o Império e a República do Brasil e a consolidação da última a partir da inserção internacional americana desse país.

Contempla-se o primeiro momento do americanismo (portanto anterior à Rio Branco) e suas perspectivas, as quais foram perdidas ao longo do tempo. Para isso, os esforços se deram a partir do exercício diplomático de Salvador de Mendonça (Ministro Plenipotenciário nos Estados Unidos) e Oliveira Lima (seu Secretario).

As ideias e representações de Oliveira Lima e Salvador de Mendonça foram pesquisadas na perspectiva das mudanças que ocorriam no mundo e, em especial, nas Américas. Observaram-se ideias e representações sobre as relações do Brasil com os Estados Unidos a partir dos discursos de Lima e Mendonça no campo das ideias políticas.

Indagou-se como eles se inseriram ao longo dessas transformações e como foram afetados pelas mudanças. Refletiu-se o uso do modelo estadunidense de ordem civil para os demais países americanos, pelo fato dos Estados Unidos terem emergido como potência mundial não europeia com interesses relativos às demais nações do continente americano.

A leitura desse período não prescindiu do respeito às culturas do continente, apesar dos autores estudados cogitarem sobre um atraso de civilização dos ibéricos. Para isso, se admitiu as relações estabelecidas por Oliveira Lima e Salvador de Mendonça sobre as Américas como índices de diferenças culturais e sociais construídas ao longo da história das nações e povos do continente.

BIBLIOTECA JURUÁ DE DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR

Coordenador: Argemiro Procópio

Ponto de conjunção de esforços analíticos, a Biblioteca Juruá de Diplomacia e Política Exterior soma reflexões aprofundadas de profissionais e especialistas consagrados sobre a dinâmica das relações exteriores, das diplomacias e das paradiplomacias.

Desvendando desafios que representam oportunidades e eliminando as fronteiras entre o cultural, o religioso, o político e o econômico, os livros que compõem essa Biblioteca usam ferramentas antigas e novas para o reconhecimento inclusivo de um campo de estudo bastante identificado com os processos de mudança da sociedade internacional.

Mais do que uma forma virtuosa de entender o que se passa na Terra, os trabalhos como campo de reflexão se oferecem para desconstruir a invisibilidade da diplomacia e das relações exteriores. Em um universo mais estreito e propício para as relações de confiança e se fazendo de bússola para navegar na paisagem diplomática, o conteúdo que robustece as publicações sopra a chama da cooperação internacional, do trabalho conjunto e da alteridade entre os países.

Ciente que as diplomacias estão nos governos e raras vezes no poder, a função de destaque dos autores é de munir com suas reflexões o setor empresarial, artístico, midiático e acadêmico com um fidedigno registro das realidades em transformação na sociedade das nações.