O presente livro apresenta todos os sistemas de amortização de empréstimos existentes, destacando os sistemas PRICE e SAC, mais usuais na realidade brasileira.
Cada um dos sistemas tem seus fundamentos explicados sob a ótica do valor do dinheiro no tempo, com base na equivalência em juros simples e compostos. São apresentados os cálculos das prestações, separando em parcelas relativas a juros e amortizações, e apurando os saldos devedores após o pagamento de cada prestação. Especial destaque é dado ao regime de capitalização de juros, se simples ou composto, com demonstrações das equivalências de capital. A justificativa prática para o aprofundamento da investigação decorre da controvérsia estabelecida já há alguns anos no sistema judiciário brasileiro: a capitalização dos juros é simples ou composta nos sistemas de amortização?
São também apresentadas as consequências contábeis e financeiras dos diferentes regimes de capitalização de juros, em cada um dos sistemas de amortização. As contábeis impactam no patrimônio dos usuários dos sistemas de amortização. As financeiras têm reflexos fiscais.
A lógica de apresentação dos conteúdos de cada um dos sistemas de amortização é comum: fundamentos do sistema, regime de capitalização de juros, cálculo da prestação, cálculo da amortização, cálculo dos juros, cálculo do saldo devedor. Todo o conteúdo do livro é apresentado em forma textual e por meio de tabelas e gráficos.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…