Este livro é fruto de pesquisas acadêmicas e profissionais na área de economia do trabalho e psicologia social nos últimos anos. Diante dos diversos dilemas enfrentados pelos trabalhadores ao longo do processo de industrialização brasileiro, mediante as modificações tecnológicas e as alterações psicossociais por eles vivenciados, buscou-se revelar as contradições e avanços da relação dual entre capital e trabalho como produto da história secular do capitalismo.
Diante dessa relação entre o capital e trabalho, a consciência exerce seu papel fundamental por meio dos trabalhadores, uma vez que os colocam em constante movimento numa relação dialética na sociedade. Redentora das transformações ocorridas ao longo da história dos movimentos sociais, a classe trabalhadora dos metalúrgicos exerce função preponderante na construção social no ambiente das empresas e na sociedade.
A partir da articulação quantitativa dos dados da pesquisa e das narrativas dos trabalhadores, foi possível tornar visível as modificações necessárias do ambiente empresarial para garantia dos direitos e conquistas sociais por toda a sociedade.
O leitor encontrará nestas páginas, dados estatísticos, relatos e análises que permitirá reflexões que poderão embasar as ações que promovam a modificação social e o entendimento deste universo do mundo do trabalho.
Boa leitura!
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…