Estes trabalhos, muito atraentes para aqueles que conhecem a literatura brasileira (seis dos oito artigos versam sobre esta), também possuem uma clara motivação pedagógica e investigativa. De um lado, está evidente a eficácia que se pode ter no plano pedagógico, expondo ao estudante a necessidade de se articular o Direito e a Literatura para entender melhor as culturas jurídicas. Desta maneira, o estudante – enquanto realiza seu trabalho – não apenas se aproxima da literatura sem os prejuízos decorrentes do estudo de normas e obras estritamente jurídicas, mas também descobre que o Direito – visto desde a cultura – não se esgota em seu aparato normativo nem nos textos dos doutrinadores.
O Direito bate às portas do universo literário e pede para entrar e permanecer na literatura da época. De outro lado, trata-se de uma excelente ferramenta investigativa, na medida em que amplia o espectro das fontes a serem consultadas, sendo a mais completa e melhor forma de ver o Direito como um sistema interatuante com as cosmovisões sociais e, inclusive, estéticas, de uma sociedade em concreto.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…