Direito Econômico Internacional

Esta nova edição adiciona temas que refletem o novo cenário resultante da evolução das relações econômicas internacionais. Nela sobressaem a constituição dos blocos econômicos informais, G7, G20 e BRICS, a influência da globalização nos contratos internacionais e na arbitragem, fruto da padronização de esquemas contratuais, os acordos bilaterais de promoção e proteção de investimentos e a problemática da recuperação de bens em navios afundados.

São temas que a dinâmica das relações internacionais impõe ao exame do interessado na matéria e que complementam o obje­to deste livro no exame das tendências da ordem internacional aceleradas pelo fim da Guerra Fria e a globalização da economia. Nesse quadro destaca-se a atuação marcante dos agentes pri­vados, dentre eles as empresas multinacionais, as organizações não governamentais, a imprensa, os fundos de investimentos, as fundações privadas, enfim, agentes da sociedade civil a influir poderosamente nos rumos das relações econômicas.

Embora o Estado seja, ainda, o principal protagonista da ordem internacional, sofre de perto os reflexos da mundialização do Di­reito, com a padronização de condutas e de normas de interesse geral, como fatores dos quais não escapa. A sociedade civil, com o poder conferido pela tecnologia da informação, usa as redes sociais para influir nas decisões e a condicionar condutas das au­toridades governamentais.

Este livro trata desses temas e procura identificar tendências a informar este início do século XXI, cujos rumos são ora deline­ados pelas ações dos seus principais protagonistas: o Estado e a sociedade civil.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago