Do Que é Feito um Líder?

Um dos pontos cegos e problemáticos na teoria da democracia e nas organizações é exatamente o lugar da liderança. Percebo que as soluções atualmente encontradas para tra­tar sobre o assunto do Líder baseiam-se quase sempre nas diversas receitas prontas, especialmente aquelas que con­sideram o comportamento como objeto privilegiado de in­vestigação. Portanto, a Psicanálise, alinhada a conceitos da Filosofia e Ciências Políticas, nos oferece uma diferente pos­sibilidade de pensar as identificações coletivas (que ocor­rem em uma massa ou grupos) e sua relação com a posição do líder.

Assim, busco apresentar as condições de possibilidade para pensar a constituição do lugar do líder como um efeito das relações de identificação coletivas, ou seja, onde o grupo (an­terior ao líder) o constitui e o legitima como líder. Busco diferenciar tipos de coletividades, apontado características de sua formação e manutenção e delimitar a teoria das iden­tificações na Psicanálise, para assim desenvolver e destacar elementos gerais de uma teoria em Freud/Lacan sobre a posição do líder e a constituição das coletividades.

O Autor.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago