Para pensar os novos desafios do emprego das Tecnologias de Informação (TIs) no Poder Judiciário, novas pesquisas devem ser produzidas e incentivadas. Os artigos que integram a presente obra certamente satisfará o leitor interessado nos impactos da tecnologia na sociedade da informação e no Poder Judiciário do século XXI, com conhecimentos e informações atualizadas, contribuindo conjuntamente para o debate sobre um Judiciário mais moderno e transparente e uma sociedade mais democrática.
São apresentadas a íntegra dos textos de palestras e de painéis, retratando o estado da arte da pesquisa em três grandes áreas: (a) Lógica Jurídica e Informática Judicial, (b) Processo Eletrônico e Processo Civil, e (c) Transparência do Poder Judiciário e Accountability. Todos estes temas são de escassa bibliografia, dada a sua novidade, ao mesmo tempo em que estão na agenda do Brasil e das democracias mais avançadas do mundo, ao debaterem publicamente a construção de um Poder Judiciário eficiente, que aproveita as novas tecnologias para o seu aprimoramento e para uma relação mais transparente com a sociedade que o financia.
O leitor encontrará facilmente, no início de cada artigo, um resumo claro e objetivo acerca do seu conteúdo, juntamente com palavras-chave. Todos os autores são pesquisadores, magistrados, mestrandos, doutorandos, doutores e professores de programas de pós-graduação. Visando a qualidade científica da obra, todos os trabalhos foram selecionados a partir do conteúdo inovador apresentado e de um comitê científico específico.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…