Empresários, Sócios e Sociedades

Existem dois tipos jurídicos de sociedades que predominam no cenário empresarial brasileiro atual: a sociedade anônima e a sociedade limitada. Os demais tipos de sociedades nas quais poderiam estar presentes dois ou mais sócios, praticamente caíram em desuso. O presente livro aborda, em linguagem simples e objetiva, o papel do empresário perante os diferentes tipos de empresas, desde a sociedade simples e a individual até as sociedades em que se encontra a figura de um ou mais sócios ou acionistas, no caso da sociedade anônima. Ao iniciar um negócio, o empreendedor pode optar por trabalhar sozinho, como empresário individual, ou contar com o apoio de um ou mais sócios numa sociedade empresarial. A escolha de um sócio, no início de atividades do empresário ou para a sociedade que já está funcionando há algum tempo deve ser pautada por alguns cuidados e critérios que são fundamentais para a sobrevivência e sucesso do empreendimento. Na leitura dessa obra, serão encontradas orientações sobre o que deve ser analisado em relação à pessoa do sócio, vantagens e desvantagens de se ter um sócio, convivência esperada e possíveis desavenças que poderão até gerar uma dissolução da sociedade. Sob o aspecto jurídico, esclarecem-se todas as implicações normativas de retirada ou exclusão de um sócio. Outros tipos de união societária ou parcerias envolvendo pessoas jurídicas complementam a leitura desta obra, que focaliza os conceitos e as principais características dos grupos de empresas, joint venture, franquia e terceirização.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago