Eros e Thánatos

“… Espera-se que tenha saído das páginas desta obra o Camilo homem de carne e osso, com todas as suas misérias e grandezas, e também o Camilo artista genuíno, que conseguia casar a paixão do homem com a boa (e hoje tão negligenciada!) arte de escrever. Fez-se uma crítica séria e tanto quanto possível imparcial (é difícil para o crítico manter-se inteiramente imparcial quando analisa a obra de um autor que o vem acompanhando por várias décadas!). Mestre Afrânio Coutinho no Hospital das Letras, de título perversamente emblemático, dizia que não há críticos nem crítica no Brasil. Coutinho foi, lui-même, um crítico excelente, mas encontrou pela frente a animosidade das “igrejinhas” literárias, dos compadrios literários e isto decerto muito o magoou, de onde o seu ceticismo. É uma pena que em o nosso País tudo se leve para o campo pessoal e tudo sirva para a descompostura mais desbragada e injusta. Evitou-se a posição pessoal neste trabalho ora apresentado. Não é demais a esperança de que uma crítica séria e culta, imparcial e humanística, que substitua a velha crítica rançosa e personalista, maledicente e superficial, ou, pior ainda, a crítica que exalta mediocridades e iconiza autores que mereciam o silêncio da pedra ou dos penhascos. Uma crítica séria foi o que se procurou fazer com a análise crítica de Eros e Thánatos no Livro de Consolação. Uma Releitura de Camilo. Que o escritor que tantos autores nossos citavam toda a vez em que buscavam defender um ponto de vista em questão de pureza e vernaculidade da língua, como então se dizia, marque encontro com novos estudiosos e que continue a despertar a mesma simpatia e admiração que despertou no passado…

Se para isso puder contribuir este ensaio monográfico, dar-se-á o Autor recompensado de seus esforços, de suas canseiras e de seus sonhos de uma nova crítica, séria e humanística”.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago