Espaço de Vida do Agente de Segurança Penitenciária no Cárcere, O

A pesquisa de Arlindo da Silva Lourenço, experiente psicólogo do sistema penitenciário, teve como foco o espaço de vida dos Agentes de Segurança Penitenciária. Interessou-lhe examinar, por meio de acurada observação do ambiente de trabalho dos agentes e de depoimentos por eles prestados, a dinâmica psicossocial desses profissionais no local de sua função, a saber, o cárcere. Valeu-se para isso das luminosas análises oferecidas por Kurt Lewin para o entendimento psicológico das relações grupais, e chegou a descobertas relevantes para a compreensão da atual situação desses funcionários e para o aperfeiçoamento de suas condições de vida e trabalho. Ambiente físico das prisões, estado das instalações, relações pessoais com os colegas e com os presos foram os principais tópicos da pesquisa. Importante conclusão do estudo foi a confirmação do papel paradoxal do Agente de Segurança Penitenciária: repressor e ressocializador. Esse papel, que na verdade são dois, põe em causa todo o sistema penitenciário e social. A prisão, com efeito, com seus internos, apenados e vigias, é um lugar sintomático da vida em sociedade e, em particular, da vida em nossa sociedade. Como em todo estudo psicológico, a dimensão psicossocial não é dissociada da dimensão individual. Os depoimentos obtidos dos agentes permitem acompanhar a diversidade de motivações, expectativas, planos de futuro, preocupações e emoções dos profissionais estudados. Toda essa diversidade, contudo, toma corpo nas relações de interdependência do espaço de vida da prisão. Psicólogos, sociólogos, políticos e administradores encontrarão na pesquisa de Arlindo Lourenço dados, análises e proposições pertinentes para aprimorar e, mais do que isso, transformar a realidade prisional e social.

Geraldo José de Paiva
Professor Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, do Instituto de Psicologia da USP.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago