Este livro apresenta uma coletânea de artigos a respeito das estratégias de desenvolvimento urbano e regional a partir de uma visão de conjunto e multidisciplinar. A primeira parte trata do planejamento, evolução do crescimento urbano e uso dos mananciais, com o propósito de analisar o desenvolvimento sustentável. Após descrição de diferentes experiências de aplicação de planejamento nas práticas diárias urbanas, conclui com uma proposta de construção de cidade virtual.
A segunda parte analisa as empresas e os trabalhadores no processo de urbanização. Começa com uma revisão das fontes e arquivos utilizados na descrição da história das firmas, passando pela análise da sucessão nas empresas familiares, o uso da tecnologia e a presença feminina no setor eletro-eletrônico.
Os autores desenvolveram estas pesquisas a partir da participação na linha de pesquisa Estratégias de desenvolvimento urbano e regional da Universidade Tuiuti do Paraná. Entre eles encontram-se economistas, engenheiros, historiadores, sociólogos, arquitetos, geógrafos, bacharéis em informática que, a partir de diferentes formações acadêmicas e técnicas, dispuseram-se a pesquisar e trocar experiências no sentido de melhor conhecer e explicar as estratégias utilizadas no desenvolvimento urbano.
Os resultados das pesquisas aqui apresentados foram amplamente discutidos no grupo, expostos em congressos nacionais e internacionais e, após passarem pelas críticas dos pares, estão sendo divulgados ao público.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…