Este livro trata da Fibromialgia, síndrome caracterizada pela dor, que pode levar à incapacidade do paciente em realizar as atividades normalmente desenvolvidas pelos indivíduos. Nesse estudo, salientamos que os pacientes revelam, com frequência, ao lado da dor, o desamparo e o sentimento de perdas em sua vida: do amor, de posições sociais ou profissionais. Isso compõe um quadro clínico, alvo de preocupação da medicina, da psicanálise e áreas sociais afins, constituindo objeto ideal para o estabelecimento de cuidados especiais, salientando-se a psicossomática.
Em decorrência da abrangência do quadro clínico, foram efetuados estudos a respeito dos vários aspectos relativos à saúde, envolvendo o doente (paciente para o médico e sujeito para o psicanalista). A abordagem nos levou a considerações sobre o que é o gênero masculino e feminino; o corpo visto pelo médico e pelo psicanalista; a possível causa da origem da dor e do sofrimento, característicos da fibromialgia.
Finalmente, procura-se efetuar a união das duas clínicas (médica e psicanalítica), além do apoio de outras ações terapêuticas, considerados maneira de dar acolhimento e carinho a uma pessoa/sujeito que sofre.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…