O presente livro demonstra em linhas gerais que o núcleo das questões filosóficas ligadas ao conhecimento, as quais foram aventadas no decorrer da história da filosofia, reporta-se, de um lado, à possibilidade do conhecimento e, de outro, à sua origem.
No tocante à possibilidade do conhecimento surgiram duas hipóteses contrárias, a saber, o dogmatismo e o ceticismo; e sobre a origem do conhecimento duas hipóteses igualmente contrárias, a saber, o racionalismo e o empirismo.
No decorrer da história do pensamento ocidental os mais proeminentes filósofos, tais como Platão, Aristóteles, Agostinho, Sexto Empírico, René Descartes, David Hume, entre outros, se posicionaram de maneiras diferentes em relação às questões em apreço. Houve ainda tentativas de conciliar algumas dessas posições, porém, nenhuma delas alcançou o grau de sofisticação e meticulosidade que caracteriza a filosofia crítica elaborada por Immanuel Kant, o qual sintetizou em sua epistemologia o ceticismo, o dogmatismo, o racionalismo e o empirismo.
Além do mais, o livro aborda outros relevantes assuntos ligados à teoria do conhecimento, como a relação entre a filosofia e o senso comum; a definição de conhecimento; a definição e o critério da verdade; e a oposição entre o realismo e o idealismo.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…