Função Pública da Transmissão da Psicanálise, A

Em A Função Pública da Transmissão da Psicanálise, Isabela Xavier Ferreira de Sá trabalha a partir de uma determinada visada da incidência da psicanálise, decorrente de sua experiência de formação. Trata do fato de que a psicanálise não se limita ao tratamento de sua prática “privada” uma vez que nela as dimensões pública e privada não se opõem. A psicanálise durante muitos anos foi reconhecida apenas como uma clínica privada, reservada aos consultórios, restrita a relação particular do eu com seu mundo. Pensada como uma prática conciliatória, sua função era amplamente reconhecida como aquela de explicar o sujeito através do saber produzido em seu campo. Lacan ao escutar na fala do sujeito em análise a dimensão significante que a articula, subverte essa concepção psicologizante que a psicanálise passara a ter depois de Freud. A práxis psicanalítica é resgatada em seu poder de fazer surgir o ato, corte com a direção de comando de nosso narcisismo. Logo, a incidência da psicanálise no social não deve ser confundida com a difusão da psicanálise na cultura, implicação que retira dela toda sua eficácia discursiva. Portanto, Isabela de Sá faz reconhecer no discurso psicanalítico o que é função pública em estrutura.
Veremos que a transmissão em psicanálise relança o sujeito em sua dívida com a própria transmissão, fazendo-o retomar para si a responsabilidade da dimensão pública. Entretanto, somos advertidos de que não se trata de esperar do discurso analítico nenhuma intervenção de restituição ao social, a psicanálise não tem nada a restituir ao social, sua incidência limita-se a dar ao sujeito um lugar no qual ele possa fazer o que lhe cabe, para além da esfera de um narcisismo aterrador, no qual só lhe resta encontrar o caminho mais rápido ao gozo no qual ele mesmo se consome.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago