Gestão de Pessoas e Discurso Organizacional

As organizações podem ser analisadas a partir de uma dimensão crítica que deixe um pouco de lado a busca incessante da performance e procure entender, com mais profundidade, as relações de dominação e de desejos que envolvem a parceria indivíduo-empresa. Acredita-se que compreender esse discurso resulta no maior conhecimento sobre as empresas modernas, de suas práticas e modelos de gestão. E é por meio do discurso, em que conhecimentos e crenças são formados, e com toda carga ideológica manifestada na linguagem, que as empresas buscam o comprometimento afetivo do indivíduo, inserindo-o em uma relação que pode ocasionar inúmeros efeitos negativos em sua vida.

O discurso organizacional moderno abre a possibilidade de realização profissional e do atendimento dos desejos dos indivíduos. Por trás dele está subentendido o que uma empresa que se vê como “toda-poderosa”, como onipotente, acredita que tenha condições de fazer. Questiona-se, entretanto, o interesse da organização para com seus empregados, ou seja, em que medida o discurso organizacional tende a ser um logro, algo que não possibilita o desenvolvimento da criatividade do indivíduo, mas sim, que perpetua relações assimétricas de poder e que inviabiliza a autorrealização do indivíduo que tem, não raras vezes, a sua subjetividade sequestrada pelos modelos mais sofisticados de gestão.

E um destes modelos é a gestão do afetivo que caracteriza o controle presente nas organizações modernas, e que, por meio da parceria entre indivíduo e empresa, estreita os vínculos entre as duas partes. A empresa passa a ser percebida como a mãe protetora e não como uma instituição fria, que se preocupa unicamente com os seus resultados e lucros. E é esta organização que se torna, a cada dia, uma fonte maior de identificação e objeto de amor para o indivíduo, aprisionando-o nas redes de seus próprios desejos e ilusões.

O presente livro analisa o discurso organizacional em gestão de pessoas e as relações de trabalho e de poder nas organizações contemporâneas. É um estudo crítico das organizações e de suas práticas gerenciais obsessivas pela performance e por resultados. Pretende-se compreender como as pessoas se relacionam com as empresas, em que medida o indivíduo tem sua subjetividade manipulada e como determinados discursos auxiliam na internalização dos valores, crenças e práticas organizacionais. Nesse sentido, é importante compreender o discurso organizacional não apenas como fator constitutivo da realidade social, mas também como prática ideológica, que contribui na construção das identidades sociais e individuais. O discurso organizacional em gestão de pessoas não foi analisado apenas a partir do que é dito, mas do que não é dito e permanece na invisibilidade, escamoteando relações de dominação, que precarizam sistematicamente o trabalho na sociedade contemporânea. O sucesso, o comprometimento organizacional, os modismos gerenciais e a participação são alguns dos temas analisados criticamente, após reflexão teórica no que se refere às relações de poder e de desejo nas organizações atuais.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

6 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

6 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

6 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago