Grupos de Sociedades

• A Concentração Econômica e a Tendência ao Dimensionamento das Estruturas Empresariais
• As Técnicas de Concentração Empresarial
• A Disciplina Legal dos Grupos de Sociedades no Brasil
• A Pertinência Objetiva do Modelo Contratual de Regulação dos Grupos Segundo a Experiência Legislativa Brasileira

“… A temática dos grupos de sociedades é complexa, continua (e continuará) actual, a relevância teórico-prática é iniludível. Necessidade ou conveniência de regulação específica, global ou parcial, para os grupos; critérios e significado da distinção entre grupos de direito e grupos de facto; sistemas de protecção dos sócios minoritários, dos trabalhadores, dos credores sociais; poderes, deveres e responsabilidade das sociedades agrupadas e dos órgãos respectivos (mormente de administração); perspectivas unitarista e pluralista das empresas e do interesse social nos grupos (“empresa policorporativa”, “interesse de grupo”?). Eis alguns dos temas que desafiam quem pretenda compreender os grupos de sociedades.
Este livro enfrenta os desafios com mestria. Centrado embora no direito brasileiro, não descura outras experiências (designadamente a alemã, a portuguesa e a italiana). Não para aparentar (desamparada) erudição, nem por sedução provinciana pelo estrangeiro. Sim para buscar outros saberes e perspectivas, descobrir problemas, imaginar soluções; e para comparar, confrontar. Aliás, como é referido no final, não existe “modo regulatório ideal” dos grupos de sociedades… Na obra é patente uma analítica problematizadora da lei brasileira, os diálogos críticos com a doutrina e a jurisprudência (bem diferentes de uma colagem de fichas de leitura) são constantes. Tudo a revelar um espírito interrogador (desejando ir ao fundo das questões) e uma argumentação sólida, fruto de reflexão documentada. As propostas de compreensão do direito dos grupos actual e de melhoria do mesmo afiguram-se-me em geral convincentes.
Assinalável é também a forma do discurso. Intenso, escorreito, ágil, claro. Não prejudicado, antes pelo contrário, pelo tom coloquial e pelo toque pitoresco que aqui e ali aparecem… Valerá a pena, portanto, ler este livro, finalmente aberto à crítica de um público mais vasto.”

J. M.Coutinho de Abreu – Doutor em Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago