A análise e interpretação dos produtos audiovisuais é uma obrigação que se impõem a uma série de profissionais, em especial aos professores, tanto da Educação Básica quanto Superior. De uma postura ingênua e meramente ilustrativa na qual o uso do filme em sala de aula servia para mostrar como a História “realmente” aconteceu, passou-se em tempos recentes a tomar o audiovisual como aquilo que ele de fato é: apenas e tão somente uma dentre tantas representações possíveis da História. O desafio legado por essa abordagem é problematizar, contextualizar, analisar e, lógico, criticar o audiovisual.
Tal desafio extravasou os limites do ambiente escolar, sendo encarado hoje em proporções crescentes por profissionais de quase todas as disciplinas, interessados em tomar como problema a relação que o audiovisual mantém com a realidade na qual vivem e trabalham. O objetivo deste livro, escrito por autores de diferentes formações e áreas de atuação é contribuir para o avanço do nosso processo de conhecimento sobre as relações entre História e Audiovisual, através do exame das diferentes etapas de produção, distribuição, adaptação e consumo de diversos filmes históricos, tanto ficcionais quanto documentais.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…