Instruções À Cortázar

A literatura de Julio Cortázar privilegia o cotidiano. Discute o fantástico através da simplicidade, das situações do dia a dia. Faz uma junção entre o surreal (fantástico), o realismo (cotidiano) e o existencialismo (as agruras da existência).

Instruções à Cortázar tem como mote uma obra menos afamada, embora singular: Histórias de Cronópios e de Famas. Aqui Cortázar vê o mundo com soberba ironia. Quer recuperar o sentido do humano, o amor pela travessura e pelo cotidiano. Descreve as pessoas em três grandes grupos: cronópios, famas e esperanças.

Os cronópios são os artistas, os poetas, aqueles que estão alheios aos compromissos do cotidiano e às agruras da vida. São distraídos, atrapalhados e esquecidos. Viajam em seus pensamentos. Os famas representam a vida prática. São os gestores, executivos, gerentes de banco. Os esperanças são aqueles que passam em branco pela vida, são omissos, vivem a alegria do meio-termo e o drama das opiniões.

Cortázar nunca se quedou omisso diante das circunstâncias políticas do mundo. Nunca foi um esperança. Era senhor de sua história, protagonista de sua existência.

Instruções para ler este livro – Por João Anzanello Carrascoza

Por ser uma obra-homenagem a Julio Cortázar, comece pela história-instrução que você quiser, assim como no Jogo da Amarelinha.

Preste bem atenção no prefácio de Carlyle Popp e no posfácio de Antônio Torres.

Faça seu próprio roteiro de leitura: Instruções para Picar uma Cebola, por exemplo, não está perto de Instruções para Fritar Ovo, mas você pode ir de uma a outra pulando páginas. Aprecie tanto as instruções de velhos cronópios literários, como Antonio Carlos Viana e eu, quanto as de esperanças que estão estreando, como Giovanna Lima e Mayra Corrêa e Castro, entre outros.

Experimente trocar o título das histórias e veja no que vai dar. Por exemplo: transforme Instruções para Lavar Lençol em Instruções para Dizer Adeus.

Não se fixe nos autores e suas instruções. No fundo, são todos um só autor, em diálogo com o fascinante universo de Cortázar. Não compare o tamanho das histórias. Algumas são longas e outras curtas – igual a nossa vida e a dos famas.

Depois de ler este livro, corra para reler Cortázar. Vai ser uma nova e instrutiva aventura para você.

Antonio Carlos Viana

Há escritores que podemos ler uma, duas, vinte, mil vezes, e sempre temos a impressão de estar lendo-os pela primeira vez. Assim são Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Mário de Andrade. E assim também é Cortázar. Dois de seus livros sempre estão ao alcance de minha mão: um é Bestiario; o outro, Histórias de Cronópios e de Famas. Quando estou sem “inspiração”, paro e vou ler suas instruções como quem lê atentamente o manual que acompanha um brinquedo difícil de armar. Sinto então o termômetro de cada palavra, a arquitetura do texto, e, ao final, sempre me pergunto: como ele conseguiu fazer isso? O que aprendemos sobretudo com Cortázar é que a literatura é o espaço da liberdade absoluta do pensamento. E foi esse espírito que animou o desafio lançado a cada escritor presente nesta coletânea que homenageia o grande cronópio belga-argentino. Uma bela homenagem que o torna redivivo trinta anos depois de sua morte.

Antônio Torres

“(…) um conto tem que chegar ao fim como chega ao fim uma grande improvisação de jazz ou uma sinfonia de Mozart. E assim o contista vencerá o leitor por nocaute”.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

6 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

6 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

6 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago