Introdução à Análise de Balanços

Partindo-se do objetivo básico da análise das demonstrações contábeis, podemos resumi-la em três palavras: auxiliar a tomada de decisão. Nesta unidade de ensino usamos o objetivo como ponto de partida para o estudo das diversas técnicas empregadas na análise das demonstrações contábeis com vista à decisão.

A administração (gestão) empresarial é uma tarefa difícil, dado o conjunto de passos e atitudes que deverão ser dados de forma ordenada, seguindo uma lógica e devendo ser observados pelo gestor empresarial.

As mudanças provocadas pela era da informação e conhecimento são a cada dia que passa maiores, ocorrendo em períodos menores. O acompanhamento destas é uma questão sine qua non para a gestão empresarial manter a continuidade e atingir os objetivos desejados. Cabe, então, a seguinte pergunta: a utilização da ferramenta análise das demonstrações contábeis ou análise de balanços para auxiliar o gestor é uma ferramenta importante no auxílio à gestão empresarial?

Sim, é uma das ferramentas mais importantes para o administrador, visto que, ao analisar as demonstrações contábeis, o gestor identifica a real situação econômico-financeira da empresa e evita problemas na consecução dos objetivos esperados.

Conhecer os passos (roteiro) para a análise da empresa e assim poder determinar metas, análise de cenários e a alocação de recursos, bem como acompanhar a execução das atividades da empresa, são componentes do contexto.

Conhecer o ambiente de análise das demonstrações, interpretar os dados, a formalização do relatório para a geração de alternativas, são fatores indispensáveis na formação de um bom gestor (administrador).

O objetivo do nosso trabalho é mostrar ao gestor a utilização da análise de balanços como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago