No exercício de nossas atividades profissionais, defrontamo-nos, no dia a dia, com inventários e partilhas, quer na vara cível quer na de família, e agora também nos Tabelionatos de Notas, surgindo problemas curiosos e de alta indagação que nos levam, sempre, ao manuseio dos códigos ou tratados sobre inventário, partilha e testamento, escritos, estes últimos, por consagrados e laureados autores.
Pretendo, com esta obra, facilitar a tarefa do advogado, evitando a fatigada pesquisa junto ao Código Civil, Código de Processo Civil e obras de outros autores. Este livro será bastante útil, também, aos tabelionatos e às escrivanias cíveis, em face da definição e esclarecimentos de textos do Código de Processo Civil sobre inventário, partilha, separação consensual e divórcio consensual extrajudiciais. A parte prática apresenta formulários de forma modernizada, termos e modelos de petições, todos perfeitamente adequados ao Código Civil.
A partir do estudo da legislação e da jurisprudência elaborei este livro, com objetividade e cuidado, usando, como é de costume, uma linguagem simples, com exposição de teoria e formulários de petições e de termos usados nos cartórios, de maneira a tornar fácil a compreensão dos assuntos nele tratados.
O Autor.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…