Julgamento de Otelo, O

A JURUÁ Editora nos brinda com a reedição da obra O JULGAMENTO DE OTELO, evento que alcançou grande repercussão à época. E o faz no ano em que se restaura a sede histórica do CAHS e se reinaugura a sua subsede social. São momentos de grata revitalização da vida acadêmica. A comunidade jurídica há muito aguardava o relançamento do valioso opúsculo, que registrou para a história o julgamento simulado do ato trágico protagonizado por Otelo e Desdêmona. O local escolhido foi o Teatro Guaíra, obra ainda inacabada, com tijolos à vista, tarugamentos, meia-luz, ambiente quase surrealista. Pela vez primeira fez-se uma transmissão externa de televisão em nosso Estado. Ainda como calouro, fomos sorteados para compor o júri. Do memorável jogo dialético entre acusação e defesa, representado por dois magos da palavra, VIEIRA NETTO e ARAÚJO LIMA, resultou surpreendente empate. E, com ele, a absolvição do mouro de Veneza: in dubio pro reo. Mas quando todos esperavam o epílogo do espetáculo, eis que PAULO AUTRAN, protagonizando o acusado em suas vestes típicas, levantou-se de súbito e declamando monólogo da peça, como se SHAKESPEARE o houvesse escrito para aquele momento, puxa de sua adaga e se apunhala em auto-sacrifício. A platéia, já de pé, assistiu incrédula àquele espetáculo. São imagens gravadas em nossa retina, que o tempo não apagou e que agora, na releitura do texto, ainda nos provocam forte emoção. A obra ainda está enriquecida pelos comentários de WILSON MARTINS e RENÉ ARIEL DOTTI, nomes consagrados nos meios literários e jurídicos. É OTELO que revive a sua saga e nos provoca novas e intensas reflexões, sobre os mistérios da alma humana, a propor novos desafios na tarefa de compreender a vida e preservar o amor do enredo de um destino cruel. Desembargador OTO LUIZ SPONHOLZ Presidente do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago