O livro conta a história de uma comunidade de negros que vive na Amazônia brasileira. Especificamente no Estado do Amapá. Esses negros têm origem em outra comunidade do Marrocos e foram trazidos, seus primeiros habitantes, por conta da mudança forçada da família real portuguesa do Marrocos, em localidade do mesmo nome Mazagão. Do Marrocos eles foram levados para Portugal e de Portugal chegaram a Belém, já no Brasil. Aqui foram alocados no que hoje é o Estado do Amapá. Ali eles preservam muito de suas culturas híbridas – portuguesa em função do colonizador, marroquina, em função da origem de seus antepassados e indígenas, em função da vivência e da proximidade com estes povos.
Esta comunidade é ímpar em todos os sentidos. Eles possuem um calendário próprio de comemorações, tem a festa de São Tiago, mais antiga das Américas e é, sem nenhuma dúvida, absolutamente desconhecida pelos brasileiros. Este livro traz a cultura deste povo, seus sonhos, suas transladações e principalmente, suas histórias, e são muitas.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…