Iniciativa de 64 executivas em cargos de alta gestão que participaram de pesquisas, workshops e entrevistas, contribuindo para a proposta e conteúdo do livro do Espaço Mulheres Executivas (MEX/PR).
No jogo de xadrez, a Rainha é fundamental para a sobrevivência do Rei. Por isso, diz-se que quando ela sai do tabuleiro, não há mais nenhuma peça de valor. Neste livro, as Mulheres Executivas são representadas, nas imagens, pela figura da Rainha: no jogo, como na vida, a expansão do poder da mulher foi fruto de um processo histórico – somente na Idade Média, e apenas em algumas culturas, a Rainha ganhou o papel fundamental que tem no xadrez atual. As executivas retratadas neste volume relatam os desafios para chegar a posições de liderança. E refletem sobre as condições que podem tornar o mundo corporativo mais afável ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, tanto para os homens como para as mulheres.
“Toda mulher tem o poder em si. Somos mais do que filhas de nossos pais, esposas de nossos maridos, mães de nossos filhos ou funcionárias devotadas de nosso ofício! Aquelas que descobrem e passam a amar sua identidade individual podem mudar o mundo!”
Jornalista Ana Paula Padrão Mundell, Fundadora do Portal Tempo de Mulher
“O respeito ao ser humano, com o reconhecimento a todas as diversidades, é uma das diretrizes fundamentais de atuação da Itaipu Binacional. A busca da equidade de gênero é mais que um compromisso, é nosso dever, como homens e mulheres que lutam para um mundo mais justo e equilibrado”.
Jorge M. Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional
“Iniciativas como o grupo MEX – Mulheres Executivas, demonstram que cada vez mais as mulheres estão à frente das empresas, assumindo posições de referência e liderança. Na Renault, a diversidade está no coração da nossa estratégia. Não é somente um valor a defender, é a chave da nossa performance”.
Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil
“No momento em que nos preparamos para a celebração dos 20 anos da adoção da Plataforma de Ação de Pequim, o livro “Mulheres Executivas – Oportunidades Iguais Exigem Escolhas Diferentes” traz elementos importantes para embasar a reflexão estratégica sobre nossos avanços e desafios rumo à criação de uma cultura de respeito à diversidade e empoderamento econômico das mulheres, onde as empresas desempenham um papel fundamental. Empoderar as mulheres e promover a igualdade de gênero são o foco central da missão da ONU Mulheres, e projetos como este são aliados indispensáveis na construção de uma sociedade mais justa e sustentável”.
Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres no Brasil
“Inúmeros são os desafios encontrados pelas mulheres ao ocuparem posições de destaque no mercado de trabalho. Além das demandas da atividade profissional, elas ainda têm de se desdobrar para dar conta dos demais papéis a elas vinculados, como os cuidados com familiares e as atividades domésticas.
Com coragem e comprometimento social, as integrantes do Espaço Mulheres Executivas (MEX-Paraná), executivas e empreendedoras de sucesso, compartilham conosco os desafios e impasses para a ascensão profissional. Elas discutem políticas e práticas para aumentar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho – transformações que beneficiam homens e mulheres – além de compartilharem conquistas, estratégias e frustrações vividas ao longo da caminhada.
O livro apresenta, ainda, iniciativas de empresas e associações preocupadas em investir no seu capital humano e feminino, por meio de ações e políticas sensíveis à condição da mulher profissional no Brasil. São empresas que identificaram as vantagens, tanto do ponto de vista econômico quanto social, do investimento no talento e nas competências das mulheres.
Esta publicação dá visibilidade às imensas contribuições do trabalho e da inteligência das mulheres para o desenvolvimento do país e para a rentabilidade das empresas. Que ela sirva como instrumento para a construção de alternativas de conciliação entre trabalho e família, para o envolvimento dos homens nas atividades de cuidado e nas tarefas domésticas, e finalmente, e mais importante, para a construção de relações humanas e de trabalho que proporcionem às mulheres a possibilidade de fazer escolhas livres e autênticas. Boa leitura!”
Drª. Rebecca Reichmann Tavares
Foi Diretora Regional da ONU Mulher Brasil e Cone Sul até Junho/2013. Atualmente é representante para Índia, Bhutan, Maldives e Sri Lanka.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…