O livro OMC – Funcionamento do Sistema de Solução de Controvérsias – Reflexões dos Especialistas sobre os Principais Casos explora, com desenvoltura, um dos mais importantes avanços institucionais recentes do direito internacional.
O Sistema de Solução de Controvérsias da OMC é resultado bem sucedido da evolução do regime multilateral de comércio. Ao elucidar os meandros do patrimônio normativo do sistema multilateral de comércio, o braço jurisdicional da OMC ganhou destaque no comércio internacional.
O fascínio causado pelo universo da OMC e de seu mecanismo de solução de controvérsias também definiu uma nova geração de profissionais práticos e teóricos. A presente coletânea traz cuidadosas reflexões de representantes dessa nova geração no Brasil – e daqueles que as tem guiado com maestria. Os capítulos elucidam os principais contenciosos da ainda breve, mas consistente trajetória da OMC.
[…]
Em um momento em que o mundo testa os principais pilares da ordem internacional, tal como a conhecemos, o livro é um valoroso testemunho do equilíbrio e benefícios decorrentes de uma abordagem multilateral e baseada em princípios jurídicos.
Abrão Miguel Árabe Neto
Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo – USP e Mestre em Direito Econômico Internacional pela PUC-SP. Ph.D. visitante na Universidade de Georgetown. Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…