Pai Real, Pai Ideal

Cada pai e mãe sabem das maravilhas e das dificuldades que se têm frente à difícil e árdua tarefa de educar. São inúmeras as alegrias, os momentos felizes e os sorrisos… Mas também são constantes as dúvidas, as inseguranças e angústias quando nos deparamos com nossas crianças crescendo se lançando ao mundo.
Esse lançar-se ao mundo exige dos filhos que tenham segurança e acreditem em si mesmos, mas exige também uma educação e um conjunto de cuidados que os conduza a enfrentar as mais diversas situações e adequar-se às demandas do convívio social com o intuito de se desenvolver em seu máximo potencial.
Numa tentativa de compreender como os pais desempenham a tarefa de cuidado e de educação de seus filhos, foi realizada uma pesquisa para investigar o papel do pai na criação e na educação dos filhos, comparando-o ao papel da mãe. Ao longo das pesquisas prévias (para elaboração de uma dissertação de Mestrado), que serviram de base a este estudo, observou-se que comumente a mãe servia como principal informante para o desvelar do cuidado dispensado aos filhos, e em alguns poucos estudos, o pai também se constituía como um dos
informantes.
Entretanto, neste livro, pretendeu-se compreender como os filhos percebem o cuidado que os pais têm para com eles, visto que, nos inúmeros estudos anteriores, observou-se que era a opinião da mãe, do pai ou de ambos que prevalecia. Sendo assim, foi investigada a opinião dos filhos, porque ninguém melhor do que eles para dizer como percebem e sentem a forma de cuidado que lhes é dispensada pelos pais.
Além disso, foram investigados aspectos reais e ideais do cuidado que os filhos esperavam de seus pais. Então, o papel do pai foi investigado em aspectos da realidade percebida e a partir dos desejos idealizados dos filhos em relação ao cuidado, ou seja, como eles são e como gostariam de ser cuidados e orientados.
Todos os resultados aqui apresentados são baseados em estudos científicos e foram obtidos a partir do olhar dos filhos, ou seja, as percepções que os filhos têm sobre o cuidado do pai comparado ao da mãe em diversos aspectos, tais como: cuidados físicos, afetivos, instrutivos e cognitivos.
Não se pretende fornecer uma “receita” de como os pais devem cuidar e educar seus filhos, mas nortear aspectos desse processo, fornecendo diretrizes do papel de cuidado e de interação que os próprios filhos atribuem aos pais. Além disso, foi realizada uma comparação entre a percepção que os filhos têm do cuidado paterno quando os pais são casados e separados, sendo observadas inúmeras diferenças entre o papel paterno nessas duas situações, a partir das quais são sugeridos aspectos que podem ser modificados para melhorar a relação entre pais e filhos quando a separação do casal for inevitável.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago