Planejamento e Desenvolvimento Urbano no Sistema Jurídico Brasileiro

… A obra de Daniella Maria dos Santos Dias sobre

Planejamento e Desenvolvimento Urbano no Sistema Jurídico Brasileiro: Óbices e Desafios nos traz uma importante contribuição sobre esta temática, enfatizando o papel das políticas públicas para a construção de cidades sustentáveis, do papel do plano diretor para viabilizar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e do significado do desenvolvimento sustentável como marco referencial para a compreensão mais adequada do desenvolvimento urbano que deve ser promovido em nossas cidades. A análise feita sobre a relevância dos novos institutos jurídicos, inseridos no Estatuto da Cidade, que propiciou mudanças paradigmáticas para o planejamento e desenvolvimento urbano como o direito à cidade, a gestão democrática da cidade, a propriedade urbana contendo como componente a função social, a possibilidade de atuação do Poder Público para condicionar o uso da propriedade urbana, a função social, produziu vários aportes para pensarmos num modelo ideal de sistema nacional de desenvolvimento urbano. Uma visão crítica sobre o modelo de cidade capitalista, que resultou num modelo de desenvolvimento urbano gerador de segregação do espaço urbano e desigualdade social, contribui para pensarmos e defendermos um novo modelo de desenvolvimento urbano, que seja voltado a combater as desigualdades sociais e territoriais, de modo que nossas cidades sejam concebidas como espaços sociais e territoriais de inclusão social, de solidariedade e convivência pacífica. A preocupação em destrinchar o papel dos entes federativos no planejamento e desenvolvimento urbano, tendo o Município um papel preponderante neste campo institucional, bem como avaliar o papel do planejamento e de instrumentos destinados para este fim, como o plano diretor, contribui para identificarmos que instrumentos devem ser adotados para um planejamento e desenvolvimento urbano regional e metropolitano, bem como de ordenar e planejar de forma integrada o território referente as áreas urbanas e rurais, por exemplo. Ressalto, por fim, que esta obra deve ser vista como uma contribuição relevante para pensarmos que modelo de sistema de desenvolvimento urbano precisamos adotar e vivenciar para construirmos cidades mais justas, humanas, democráticas e sustentáveis”.

Trechos do prefácio de Nelson Saule Júnior – Doutor em Direito pela PUC/SP; Mestre pela PUC/SP; Professor de Direito do curso de graduação e Pós-graduação.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago