Política & Direito – Uma visão Autopoiética

Neste Volume: O presente trabalho busca apresentar a formulação teórica desenvolvida por Niklas Luhmann acerca da sociedade moderna. Não é tarefa fácil, porque exige do leitor postura cognitiva diferenciada e desvinculada dos pressupostos epistemológicos adotados pela tradição cultural do Ocidente, associados à tradicional dicotomia sujeito/objeto existente na teoria do conhecimento. A partir de uma ótica construtivista, Luhmann parte do pressuposto de que o conhecimento não se baseia no descobrimento de uma realidade preestabelecida, mas sim nas construções de um observador que inventa uma realidade. Dentro desse contexto, em que o modelo autopoiético geral luhmanniano é apresentado, explica o autor que, em face da crescente complexidade e contingência do mundo moderno, as funções maiores da sociedade passaram a ser exercidas por meio de subsistemas comunicativos específicos, também autopoiéticos, como o direito, a política, a ciência etc. Em seqüência, Zymler tangencia dois desses específicos subsistemas sociais diferenciados funcionalmente: o direito, que tem a função de estabilizar congruentemente as expectativas, por meio do estabelecimento de normas jurídicas, e a política, que possui a função de produzir decisões coletivamente vinculantes. Finalmente, o trabalho busca estudar as possibilidades de interação entre os subsistemas autopoiéticos e, particularmente, entre os subsistemas jurídico e político. Nesse sentido, os mecanismos sugeridos por Günther Teubner são estudados e suas potencialidades analisadas. Enveredando por uma questão específica e pontual, o autor avalia, sob o prisma autopoiético, as perspectivas que resultam do Plano de Reforma do Estado brasileiro, particularmente no que concerne ao potencial regulatório do novo Direito Administrativo, calcado em institutos como o “contrato de gestão” e o “termo de parceria”.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

6 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago