Polska I Brazylia

A Faculdade de Direito, Administração e Economia da Universi­dade de Wroclaw, Polônia, e o Centro Universitário UniBrasil, de Curitiba, Brasil, desde 2006 realizam diversas atividades acadêmi­cas em cooperação. Trata-se de uma contínua e profícua parceria, que demonstra o espírito livre e inovador dessas duas instituições universitárias.

O presente livro se constitui em um documento das reflexões realizadas no âmbito dessa cooperação entre Wroclaw e Curitiba. Constitucionalismo emergente é uma categoria que retrata as terceira e quarta ondas de constitucionalização ocorridas após a Segunda Guerra Mundial. A primeira onda envolveu os países diretamente relacionados com a Guerra, muito em especial a Ale­manha e a Itália, e a segunda onda, os países do sul da Europa, a terceira onda renovou o Direito Constitucional Latino-Americano e a quarta, o Direito Constitucional dos países do antigo bloco co­munista. Assim, tem-se elementos comuns na experiência política brasileira e polonesa, quais sejam, o passado autoritário, a tran­sição pacífica para a democracia e a busca pela renovação de suas instituições.

A obra reflete sobre questões pertinentes ao Direito Constitucional, a saber, a relação entre Estado Constitucional e Democracia, a Teoria Constitucional, as relações com o Direito Internacional e o recorrente tema dos direitos e garantias fundamentais. Trata-se de um livro para estudantes do Direito, visto que traz em seu bojo a possibilidade do estudo de Direito Comparado, bem como para especialistas interessados no debate entre o Direito Constitucional Latino-Americano e o Direito Constitucional do Leste Europeu.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago