Processo Civil, Atuação Judicial e Hermenêutica Filosófica

Na intenção em fornecer uma compreensão diferenciada do direito processual civil, que efetivamente rompa com aspectos puramente dogmáticos (técnicos), este livro guarda relação à necessidade em se ultrapassar a clássica concepção de processo ainda umbilicalmente comprometida ao ideário liberal-individualista-normativista e à filosofia da consciência. O desafio (e, por consequência, o problema) está em compreender que a processualística civil, o que se deve ao supracitado legado, tem se apoiado numa tal “procedimentalidade” que acaba se revelando inautêntica ao universo hermenêutico, o que leva à inefetividade do próprio processo, que ainda não é capaz de atender à satisfação dos direitos sociais-fundamentais, concentrando seu foco no solitarismo judicial e em sua fixação no ritualismo fase-a-fase ordinário-declaratório-plenário – compreendido como o modelo fulcral do direito processual civil moderno. Ocorre que em face da complexidade e da contingência que se apresentam atualmente na sociedade, e que a diferem consideravelmente da sociedade liberal do século XVIII, momento em que o processo civil moderno foi sedimentado, é que seu redescobrimento revela-se uma necessidade, o que leva o presente livro a se divorciar por completo de uma cultura jurídica que há séculos confere ao juiz a posição de senhor da linguagem, prática que despreza o conjunto de contextos interpretativos já existentes e em que se diz o direito de forma livre, independente do elo que liga ao passado da tradição (autêntica). É nessa mesma necessidade que se situa a metáfora do juiz-instrutor, local onde a hermenêutica filosófica assumirá um papel de extrema importância para o processo, notadamente em razão da inserção do intérprete no caso através da linguagem (aqui, oralidade), assumindo a condição de ser-no-mundo (aqui, ser-no-processo). A partir de uma compreensão-interpretação-aplicação jurídica que se aproxima da realidade social, a hermenêutica de cariz filosófico aplicada ao direito (e ao processo civil, consequentemente) tem muito a auxiliar no encontro da resposta (constitucionalmente) adequada para cada caso concreto submetido à jurisdição-processual. Este, inegavelmente, parece ser um dos objetivos do Estado que se proclama Democrático de Direito.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago