O livro (Re)Definições das Fronteiras – Visões Interdisciplinares é resultado das atividades realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), sediado em Foz do Iguaçu/PR, no seu compromisso de promover a criação de mecanismos que fomentem a igualdade à integração das regiões de fronteiras, atuando em parcerias (públicas e privadas).
Toda e qualquer incursão acerca da temática fronteiras necessariamente passa por um emaranhado de concepções e conceitos que extrapolam o senso comum. É neste sentido que a presente obra aborda temas como segurança, defesa, contrabando, violência, globalização, integração regional, direito internacional, realidades sociais, políticas e econômicas das regiões fronteiriças, entre outros.
A fronteira, portanto, vai muito mais além da definição tradicional, ou seja, enquanto região limítrofe do Estado e está sujeita a interpretações distintas do restante do território nacional. Sendo assim, buscou-se que esta (re)definição do conceito de fronteiras fosse concebida através da interdisciplinaridade, da busca pelo entendimento singular e particular inerente a estas regiões.
O livro conta com a participação conjunta de pesquisadores nacionais (Universidade Federal do Tocantins – UFT) e internacionais (Universidade de Coimbra/Portugal), bem como com a visão de entes públicos brasileiros que atuam direta ou indiretamente com questões relacionadas às fronteiras.
A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…
O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…
A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…
A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…
Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…
O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…