Seu Carro – Sua Casa Sobre Rodas – Que tipo de motorista você é?

Nota :

Alteração do título se deu em função da palavra síndrome não ter despertado a motivação dos leitores. Embora a idéia inicial era falar sobre a semelhança entre o molusco caracol que leva sua casa nas costas e o ser humano levando sua casa no carro.

Você que está se preparando para sair de casa já parou para pensar que tipo de motorista é? Calmo ou ansioso? A psicóloga Neuza Corassa especialista em trânsito pesquisou o comportamento dos motoristas durante 10 anos e definiu 5 tipos: os donos do mundo, os de comportamento mascarado, os cautelosos, os ansiosos e os perigosos por natureza.
A psicóloga coloca que muitas vezes o motorista enxerga o carro como um território particular, como se estivesse em casa…sobre este grande laboratório que é o trânsito, está no livro que está sendo lançado “Síndrome do Caracol – Seu Carro: Sua Casa sobre Rodas. – Globo News – Sábado 30 de abril de 2006.
“A vida moderna acabou transformando os carros em extensões de casa. Ao se deslocar de um lugar para o outro, as pessoas acabam utilizando os veículos como quarto, cozinha, sala de estar, escritório e até banheiro”, afirma a psicóloga Neuza Corassa, do Centro de Psicologia especializado em Medos e Autora do livro “Síndrome do Caracol-Seu Carro: Sua Casa sobre Rodas. – Revista Época – 12 de junho de 2006.
“O tempo no trânsito não pode ser visto como um tempo perdido. Ele tem que ser incorporado à vida… assim as pessoas deveriam encarar as horas gastas no caminho do trabalho para não estressar.
Há motoristas que ficam pouco tempo num congestionamento e se irritam mais do que outros que gastam horas nesta condição. A irritação aumenta os riscos de acidentes e os comportamentos violentos no trânsito”, diz a psicóloga Neuza Corassa, autora do livro “Síndrome do Caracol- Seu Carro:Sua Casa sobre Rodas. – Folha de São Paulo – Domingo,25 de junho de 2006.
No livro Seu Carro: Sua Casa Sobre Rodas…. Além de falar dos ambientes da casa que levamos no carro; dos tipos de motoristas e o seu comportamento no trânsito em função de cada tipo de personalidade, levanta fatores que influenciam nossa maneira de agir ao conduzir nossos veículos, nos proporcionando um espelho interessante de nossas ações para reflexão. – Dr. Jack Szymanski – Especialista em Medicina de Tráfego – 21 de maio de 2006.

Muitas pessoas passam boa parte do seu dia no trânsito. Porém, o ato de dirigir tem as suas peculiaridades, podendo desvendar as características da personalidade do condutor ou provocar pânico em algumas pessoas, impedindo-as de sair com o carro. Para falar sobre este tema, a Revista Contato entrevistou a psicóloga Neuza Corassa, autora dos livros Vença o Medo de Dirigir e Síndrome do Caracol. – CRP/8ª.região – Conselho Regional de Psicologia

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago