Sistema Penitenciário do Amazonas

Nada na história da humanidade foi tão esquecido quanto a situação do preso. Da estrutura de poder do rei às formas de escravidão, passando pelas características formais das punições, muito se escreveu. Mas a pessoa daquele que violou as regras padrões da ocasião sempre foi ignorada.
Ao iniciarmos a empreitada de escrever sobre o sistema penitenciário amazonense, nos deparamos com esse primeiro problema: a falta de fontes que tratassem de nossas primeiras cadeias, presídios, cárceres, penitenciárias, enfim, informações sobre formas e locais de privação de liberdade. Cronistas, historiadores e juristas amazonenses, como a sociedade brasileira em geral, que sempre adia as soluções para os problemas sociais, passaram ao largo de seus conterrâneos encarcerados.
Por incrível que pareça, foram nossos governantes, muitos apenas ensaiando o famoso choro da falta de verba, os que nos legaram as maiores informações sobre as prisões dos séculos anteriores. Assim, este trabalho traz grande parte das informações que, principalmente durante o Império, nossos dirigentes políticos prestaram ao poder legislativo.
A experiência no lidar diário com os presos e seus familiares no Amazonas, a angústia na busca de reforço para uma causa nobre que é fazer a pena privativa de liberdade mais humana, enfim, o contato direto com a matéria nos levou a enfrentar o desafio de escrever sobre as prisões de nossa terra, e tornar essa história conhecida do público é, para os autores, motivo de satisfação e de realização não só de um sonho, mas de uma espécie de cumprimento de um dever.
admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago