Verdade sobre Guanella, A – Um Drama da FEB

“[…] O tenente Klas, hoje em provecta idade, descreve com impecável precisão e livre de emoções o drama vivido pela F.E.B. na noite de 2 para 3 de dezembro de 1944, quando a inocente lua parecia trazer doces lembranças para os pracinhas. O palco do cenário foi uma pequena propriedade rural chamada “Casa de Guanella” – encravada no topo de uma elevação, adornada com grande estábulo e vacas leiteiras espalhadas em rala pastagem, na região de Silla, Vale do Reno. No dia anterior, após deslocar-se de distante região, em perigosa e acidentada viagem que durou oito horas, enfrentando escuridão em rampas íngremes e deslizantes, ali alojou-se, sob o comando do capitão Cotrin, a 1ª Companhia do I Batalhão do 11º Regimento de Infantaria, comandado pelo major Jacy. A troca de comando realizou-se a céu aberto, sob as lunetas do chacal. Conforme descrição do autor, em frente ao casarão, de dois pavimentes, existia apenas “um renque de árvores”. (Dois expoentes da F.E.B., o general Ítalo Conti e o coronel Percio Ferreira, em conversa informal sobre Guanella, me disseram que esse fato teve significativa importância nos infortúnios que logo seriam vivenciados pela tropa de Cotrin.) Um violento e surpreendente ataque das forças inimigas, iniciado às 23h daquele sábado, obrigou a Cia. a experimentar seu batismo de fogo no Teatro de Operações da Itália, a menos de 1 km, ao sul, do Monte Castelo. A resistência heróica durou cinco horas, operando-se em seguida fatídico recuo. O retraimento, motivado por diversos fatores humanos e materiais, foi desordenado mas absolutamente compreensível, conforme relata o tenente Klas. A liderança do capitão Cotrin – com os meios disponíveis, a serem apreciados adiante pelo leitor – não foi suficiente para evitar o pânico, a dispersão… Curiosamente, o autor deste livro, então jovem oficial da reserva e subcomandante da 1ª Cia. – que mais tarde conquistaria Montese -, não foi ouvido no processo militar, instaurado sob alegação de debandada. Ele continuaria na guerra até o seu final, no mesmo posto de subcomandante […]” José Alexandre Saraiva Advogado, jornalista e membro do Centro de Letras do Paraná

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

6 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago