Violência Contra a Mulher é Crime!

A presente obra tem como proposta investigar as possíveis causas do aparente “não reconhecimento” da Lei Maria da Penha por parte de alguns sujeitos processados por suas parceiras amorosas quando há algum tipo de violência. Neste contexto são analisadas as parcerias amorosas violentas e os encontros teóricos. Psicologia Social, Sociologia, Filosofia e Psicanálise dialogam dentro das possibilidades de aproximações, vislumbrando ampliar a discussão sobre o tema violência contra a mulher.

O recorte histórico apresentado teve como bússola os depoimentos dos próprios sujeitos processados pela Lei Maria da Penha. Todavia, em tempos em que assistimos a mobilizações e discussões propostas por uma sociedade que clama por mudanças, embasada no respeito a direitos em suas variadas vertentes, há que se pensar nos motivos que fazem com que esses sujeitos de nosso recorte de pesquisa ainda permaneçam atrelados às referências estabelecidas por uma temporalidade tão remota. Os discursos aqui apresentados independeram da tipificação da violência, da ocorrência ou não do uso de substâncias psicoativas, da situação econômica ou escolaridade dos entrevistados. O que parece colocar novamente em relevo é a universalidade dessa violência, que não está restrita a uns ou mais propensa a outros. Em 2007, alguns sujeitos frequentemente nos indagavam: “Vocês estão falando da Lei Maria do quê?” Já em 2013, frases como “me sinto perdido”, “não posso mais ser o sujeito homem que sempre fui” parecem demonstrar, em tempos de Lei Maria da Penha, o mal-estar de alguns sujeitos diante dessa nova realidade que a eles se apresenta.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago