Vulnerabilidade e Direitos Humanos – Prevenção e Promoção da Saúde – Livro IV

Quando se tem a responsabilidade pública de garantir, proteger e promover direitos, não basta identificar problemas e produzir análises críticas, temos a obrigação de desenvolver hipóteses, coletar dados e, no caso do compromisso acadêmico, teorizar. Precisamos interpretar os resultados consultando evidências acumuladas pelo pensamento crítico e pesquisa empírica rigorosa, já que dados não falam por si mesmos, dependem de interpretação.

Por outro lado, a garantia da realização de direitos na interpretação de dados ou das lições aprendidas em uma experiência, deve permitir algum nível de validação prática – tarefa que nos apaixonou e envolveu como autores e editores no processo de produção desta coletânea. Ou seja, as pesquisas e reflexões sobre a prática que compõem este conjunto de livros pretendem, como sempre na atividade acadêmica, a confirmação ou refutação de teorias, sua ampliação e renovação, e, por derivarem das lições aprendidas e discussão fundamentada, apresentar a inovação em tecnologias e processos de trabalho, do planejamento à sua realização. No caso específico deste volume, inovação implica hierarquia de prioridades para a ação e bom uso de recursos públicos, em aumentar a eficiência em benefício da qualidade de vida dos cidadãos.

Este é o quarto volume da coletânea Vulnerabilidade e Direitos Humanos na Prevenção e Promoção da Saúde, que foi resultado de um conjunto de seminários organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Prevenção da Aids (NEPAIDS) da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com o Ministério da Saúde/Diretoria de DST/AIDS e Hepatites Virais e o Programa Estadual de DST/AIDS de São Paulo. Os autores aqui reunidos são renomados professores nacionais e internacionais, pesquisadores com grande quantidade de trabalhos publicados e profissionais e ativistas que tiveram a oportunidade de refletir e relatar experiências concretas sobre o planejar, fazer e avaliar em saúde a partir do marco da Vulnerabilidade e dos Diretos Humanos.

admin

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend velit quis turpis ultrices, quis mollis nulla sollicitudin. Sed ac est a nibh lacinia condimentum. Sed volutpat semper libero at lacinia.ullamcorper. Pellentesque venenatis ac metus ut posuere. Praesent a accumsan velit. Maecenas venenatis lacinia finibus. Aenean rhoncus sit amet lacus vitae elementum. Integer enim augue, blandit iaculis sollicitudin sit amet, rhoncus sed enim. In feugiat, mauris eu mollis malesuada, lectus nisl ornare arcu, vitae aliquet quam magna id sem.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
admin

Abuso de Direito Processual

A presente obra sobre Abuso de Direito Processual, resultado de aprofundada pesquisa no campo doutrinário…

5 anos ago

Código de Trânsito Brasileiro – Com Comentários Especiais para Concursos

O autor, com larga experiência nas áreas da docência, palestras, gestão e operações de trânsito,…

5 anos ago

Previdência do Trabalhador Rural

A presente obra analisa, esmiuçadamente, a previdência social do trabalhador rural. Consiste em diagnóstico completo,…

5 anos ago

Defensoria Pública

A proteção dos direitos humanos no Brasil supõe a existência de uma instituição específica à…

7 anos ago

Defensoria Pública

Eis mais um ótimo trabalho editorial da Juruá Editora. O presente trabalho é referencial para…

7 anos ago

Declínio da Interpretação, O – Experiência e Intervenção em Psicanálise

O pensamento psicanalítico nutre-se originalmente da vertente platônico-kantiano-schopenhaueriana e Freud disso não faz segredo, a…

7 anos ago