Reflexões Sobre a Escola

Com a Palavra os Pais, os Alunos e os Professores do Ensino Fundamental

Número de ISBN 978853622002-4
Total de página 160
Ano de publicação 2008
Peso 157 Gramas
Em estoque
Autor Mauro Calixta Tavares
Price R$ 49.90

A idéia deste livro surgiu a partir dos resultados obtidos com as atividades de treinamento realizadas na rede de ensino municipal de Monte Carmelo. Ficou evidenciado que os pais, alunos e professoras têm uma contribuição única e muito rica para dar ao desenvolvimento da educação, a qual vai além da sala de aula e, muitas vezes, não é levada em conta. Essas constatações motivaram a realização deste trabalho para contribuir para o atual debate e reflexões sobre o novo papel da escola.
Sua concepção considerou algumas das dimensões de contribuição mais imediatas desses três segmentos da população – pais, alunos e professores – que pudessem ser compartilhadas com outros segmentos da sociedade.
É bom que se diga que o livro reconhece que a educação formal se relaciona com as condições socioeconômicas, relações familiares e ambiente cultural de cada aluno. A partir desse reconhecimento explora as reflexões e vivências desses três segmentos voltadas para esses fatores, permitindo a geração de propostas focadas no aprimoramento da relação ensino-aprendizagem.
Por sua abordagem vivencial, a bibliografia citada teve outro papel que orientar o seu conteúdo; foi consultada no sentido de subsidiar as considerações feitas após cada parte descrita e aquelas constantes na parte final do presente trabalho.