Clinicidade – A Psicanálise entre Gerações

Número de ISBN 978853625262-9
Total de página 146
Ano de publicação 2015
Peso 181 Gramas
Em estoque
Autor Organizador: Rafael Alves Lima
Price R$ 44.70

A proposta inovadora deste livro inverte a direção do diálogo entre as gerações. Escritos em estilo pessoal, sete ensaios de jovens psicanalistas, autores talentosos, são comentados por colegas mais experientes.

O termo clinicidade condensa e expressa dois níveis distintos de angústia ligados à formação psicanalítica. Enquanto “capacidade para a prática clínica”, há angústia porque a clinicidade só pode ser construída no terreno sempre movediço da própria prática. Além disso, ela depende de um lento e penoso trabalho psíquico de metabolização do Outro em nós – autores, analista, supervisores, instituição.

Os textos permitem apreender um segundo nível de angústia ligado à clinicidade: trata-se da própria possibilidade de “exercer a clínica na cidade”. Há um claro desencanto com as cidadelas ligadas à formação psicanalítica construídas por gerações anteriores. Escuta-se nas entrelinhas o sofrimento produzido por modelos de transmissão que se tornaram problemáticos para os mais jovens.

A própria existência de um livro com depoimentos sobre contradições internas ao campo da formação, escrito por psicanalistas de diversas procedências teórico-clínicas, sugere que pode estar em curso uma mutação, cuja condução caberia aos mais jovens de idade e de espírito.

Marion Minerbo

Psicanalista, Analista Didata e Docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo – SBP-SP. Doutora em Psicanálise pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.


Confira também a entrevista “Melhor e Mais Justo: Ódio, nas ruas e nas redes” publicado no Youtube:

Bloco 1 : http://www.youtube.com/watch?v=iOeSUiNN-bQ

Bloco 2: http://www.youtube.com/watch?v=Z83mH3EzVKY

Bloco 3: http://www.youtube.com/watch?v=g2IM8HVEqno