À Procura do Sentido Inteligente no Movimento… Trata da condução do pensamento no processo de evolução em que o ser humano está “lançado” – um processo que não se pode mudar. O Homem emergiu “no meio da Vida”, do mundo natural. Há um antes e um depois, desconhecido… Ciência, Filosofia e Religião se debruçam, separadamente, sobre o mundo natural compondo entendimentos que constituem o mundo cultural. E, atualmente, abrem mais fendas do que conseguem fechar.
Este livro tenta encontrar, sob um novo olhar, o “conatus” – o sentido inteligente, cogente, inevitável, que liga os dois mundos. Nada existe isolado no Cosmos! Mas “ângulos do olhar divergem”, posicionados pela individualidade do ser movido por ritmos diferenciados correspondentes à racionalidade-temporalidade de cada época. E a interpretação do sentido se obnubila e pode desviar… Desviada está!
Esta geração precisa reencontrar o sentido, o ritmo inteligente da Vida em evolução, para se colocar a altura dos desafios que se complexificam pela própria turvação da intelecção. Como? A reflexão crítica contida nesta obra esclarece.
Não há realidade concreta sem pensamento abstrato.