A presente obra pretende trazer a luz várias questões concernentes a Inconfidência Mineira que durante muito tempo têm sido mal contadas pela história oficial. Não obstante alguns poucos autores tenham também contestado a versão tradicional sobre o tema; jamais o fizeram de forma tão incisiva como neste livro.
Principalmente a partir do primeiro capítulo quando o autor revela o “pano de fundo” do movimento e várias questões polêmicas envolvendo suas origens e a participação de seus personagens; o leitor encontrará um texto forte, fundamentado em documentos, principalmente nos autos do processo de devassa (nome dado ao processo pelo qual passaram os inconfidentes), amparados por uma gama de notas de rodapé sustentando robustamente todas as teses apresentadas.
Com relação ao personagem principal do mais controvertido episódio de nossa história, Tiradentes, nenhuma outra obra em nossa historiografia tratou o assunto de forma tão isenta como fez este autor. Tampouco é possível encontrar em outro livro uma análise tão profunda do processo e da atuação do advogado de defesa.