A carreira tradicionalmente foi definida como sequência de cargos e ocupações de uma pessoa no interior de uma empresa, entretanto, o mundo do trabalho vem sofrendo um processo contínuo e gradativo de flexibilização, heterogeneização e complexificação, o que tem transformado a carreira em algo não dependente das empresas e construída nas várias relações que uma pessoa estabelece com as possibilidades de trabalho existentes, dentro e fora da empresa, como uma trajetória sociolaboral mais individualizada.
Esta situação introduz problemas teóricos (como entender o que seria uma carreira hoje em dia?) e práticos (como desenvolver planos de cargos e salários numa empresa? Como pensar o planejamento e a gestão das carreiras dos funcionários? Como auxiliar pessoas interessadas em uma orientação de carreira?). Neste sentido, o presente livro visa analisar um constructo teórico e prático importante para a vida de trabalho, que é a carreira, e oferecer uma nova compreensão e operacionalização ao mesmo a partir de uma perspectiva construcionista social na tentativa de oferecer bases teóricas e conceituais para o enfrentamento da complexidade do mundo do trabalho atual.
A leitura deste livro irá oferecer um convite à reflexão sobre as possibilidades e limites da compreensão das carreiras contemporâneas, bem como das práticas que têm como base de intervenção as carreiras, entre elas, a Psicologia Organizacional e do Trabalho e a Orientação Profissional e de Carreira.