Como segredos e situações traumáticas circulam na família geração após geração criando padrões repetitivos de histórias vividas? Os membros atuais de uma família podem estar emaranhados aos seus ancestrais? De que forma?
No encontro da experiência psicoterapêutica e acadêmica da Psicóloga e Mestre Marusa Helena da Graça com a Ciência Universal dos Relacionamentos Humanos, estas e outras questões relativas às conexões sistêmicas dos vínculos de pertencimento são abordadas. Nesta conversa a autora traça paralelos entre as Ordens do Amor, das Constelações Familiares e suas afinidades com aportes da Psicologia Familiar Sistêmica e do Humanismo.
Discorrendo sobre a Multigeracionalidade e sua transmissão de informações sem sinais entre gerações, a autora confrontou-se com os fenômenos que transcendem a nossa compreensão material, ressaltando em seu embasamento contribuições de estudiosos da física, da biologia e da psicologia. Estudos que reflexionam sobre campos imateriais que presentificam o invisível, campos de informação formando redes atemporais acessados na não localidade.
A obra também oferece a transcrição de casos clínicos e suas respectivas dinâmicas de emaranhamentos vinculativos, todos embasados teoricamente nos aportes da Hellinger Sciencia®, a Ciência Universal dos Relacionamentos Humanos. Os casos clínicos descrevem a prática das Constelações Familiares com bonecos e suas soluções de harmonização para liberação.
Com uma proposta dinâmica de resoluções das questões relacionais sistêmicas de grupos familiares e empresariais, encontramos nesta obra reflexões norteadoras das Constelações Familiares e seus fenômenos.