A avaliação de crianças em risco de desenvolvimento e aprendizagem tem se constituído um desafio para a área da Psicologia. Na década de 70 do século XX, surgiu uma proposta de avaliação denominada Avaliação Assistida (AA), que visa a conhecer o potencial de aprendizagem e a responsividade do avaliando à mediação através da inserção de assistência do examinador durante o processo de avaliação.
Este livro apresenta a trajetória teórica e metodológica das investigações envolvendo a área da AA. Dessa forma, o livro conta com a colaboração de autores que, além de pertencerem a instituições de ensino superior do país, são bolsistas de produtividade em pesquisa, coordenam grupos de pesquisas e estão vinculados a grupos de trabalhos em diferentes associações.
Esperamos, com esta obra, subsidiar o trabalho de pais, professores, pesquisadores e profissionais da área da Educação e Saúde junto a crianças com risco de desenvolvimento e aprendizagem. Ao apresentar uma nova abordagem de avaliação no âmbito da Psicologia, contribui para a formação de alunos de cursos de áreas afins, como a Pedagogia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Pediatria, Neuropsicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Pediátrica e Psicometria.