O presente livro tem por objetivo acompanhar a trajetória do ator Heath Ledger na produção e interpretação da personagem Curinga no filme Batman – Cavaleiro das Trevas, para investigar o fenômeno denominado pela mídia norte-americana de “efeito Curinga”. Suspeita-se que a imersão na personagem gerou uma experiência imaginária que provocou no ator um efeito de realidade psicológica perturbadora e fatal.
Tal investigação obteve como resultado uma visualização cautelosa sobre aqueles atores e os outros profissionais que lidam constantemente com situações imaginárias, os quais necessitariam de um suporte psicológico para se prevenirem das perturbações decorrentes do fenômeno intitulado de “efeito Curinga”.
Sendo assim, recomenda-se a leitura desse livro para todos aqueles que possuem o poder de imaginar, principalmente para aqueles que lidam diretamente com o imaginário, como os amantes de cinema, fãs de Heath Ledger e da personagem Curinga, estudantes de teatro e cinema, atores, diretores, escritores, estudantes de psicologia, psicólogos, filósofos e outros que por curiosidade se aventuram.