As possibilidades de aprendizagem online colocadas pela nova realidade da Educação a Distância – EaD – abrem um mundo de perspectivas em que tempo, espaço físico-geográfico e interesses de formação contínua e para o trabalho adquirem novas e impensadas características. A autonomia, enquanto ação crítica do livre pensar e do fazer consciente, torna-se fator fundamental a ser considerado no planejamento das ações pedagógicas da modalidade online de educação.
Este livro focaliza a questão de como o ensino-aprendizagem na EaD pode oferecer ao sujeito desse processo recursos que lhe permitam agir autônoma e conscientemente na realidade da qual faz parte. Nessa perspectiva é importante perceber como as ações docentes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – podem trazer suporte (scaffolding) à aprendizagem e autonomia do estudante.
Além da discussão da questão central sobre como a presença docente online potencializa e mobiliza a coconstrução da autonomia do estudante, os diferentes capítulos deste livro focalizam os seguintes temas: A própria estrutura de um AVA pode trazer suporte à presença docente dos professores-tutores e à autonomia do estudante? Qual o papel das relações de negociação entre professor-estudante-conteúdo para a coconstrução de significados? E como ocorrem os processos de canalização cultural em um AVA e qual o seu papel para a construção da autonomia do estudante?